quinta-feira, 14 de julho de 2011

Qual a Diferença entre Aspirina, Novalgina e Tylenol?

Esse post não é para fazer apologia e nem crítica aos hipocondríacos, nem muito menos para icentivar ou proibir a automedicação, e sim orientar quanto ao uso de medicamentos que, cada vez mais, é comum dentro das casas dos brasileiros.

Apesar de (Aspirina, Novalgina e Tylenol) serem os campeões de vendas (3 em cada 10 itens comprados nas farmácias) e também furtos (9 entre 20 remédios mais roubados), pouca gente sabe diferenciar os efeitos dos principais analgésicos.
Não é tudo a mesma coisa (como muitos pensam). Apesar de servirem ao propósito geral de diminuir dores, eles podem ter efeitos colaterais perigosos dependendo do paciente, como você vê nas bulas.
É importante aprender essas diferenças já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou-os para trás do balcão da farmácia (há algum tempo). A idéia é fazer com que os clientes sejam orientados pelo farmacêutico, evitando a automedicação.
Conhecendo-os ou não, o negócio é usá-los só quando necessário, para que a medicação não se transforme em uma dor de cabeça, ao invés de curá-la.

Saiba agora qual o melhor remédio para cada situação de acordo com a bula e também, pode variar, de acorodo com cada organismo, conheça as características e riscos dos principais tipos de analgésicos.

Ácido Acetil Salicílico - tem como marcas mais conhecidas: a Aspirina e o AAS. Sua indicação: é eficiente contra febre e dores da cabeça ao dedão do pé, também previne problemas cardiovasculares. Tem por contraindicação: piorar a dengue (já que inibe a formação de coágulos) e para quem tem gastrite ou sofre de asma e rinite (favorece reações alérgicas).

Dipirona Sódica - tem como marcas mais conhecidas: Anador, Dorflex, Neosaldina e Novalgina. Sua indicação: existem em gotas e comprimidos, sendo ideal para febres, médio para dores e fraco para inflamações. Tem por contraindicação: reações alérgicas e sensação de fraqueza (em algumas pessoas), em excesso, prejudica o poder de cicatrização do organismo e deve ser evitado por diabéticos por conter açúcar.

Paracetamol - tem como marcas mais conhecidas: Sonridor e Tylenol. Sua indicação: efeito analgésico semelhante ao da aspirina, é o único que não tem ação anti-inflamatória. Tem por contraindicação: não pode ser usado em caso de dengue, pois a doença faz com que o fígado pare de fabricar uma enzima que metaboliza o paracetamol e a substância fica acumulada no organismo, o que pode levar o paciente a morte, em excesso, pode causar danos ao fígado, então deve ser evitado por quem já agride o órgão regularmente, como doentes de hepatite e quem bebe constantemente ou em excessos, tomar Paracetamol para aliviar uma ressaca nunca foi uma boa idéia, pelo contrário é uma péssima idéia.

Nunca esqueça que toda medicação deve ser acompanhada de orientação de um médico, que é especialista, nunca devemos nos automedicar baseados em experiência, o risco é alto e pode nos trazer graves danos a saúde podendo nos levar até a morte, com saúde não se brinca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your own write-up pгοѵides verіfied bеneficial to me ρersonally.
Ιt’s quitе informative anԁ you're clearly really knowledgeable in this field. You have got opened up our face to be able to numerous thoughts about this particular subject using intriguing, notable and sound written content.

Check out my site Xanax

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...